Versículos Pseudo-Bíblicos #1

domingo, 18 de dezembro de 2011


Numa época em que as experiência emocionais e as visões de líderes denominacionais se tornaram regra de fé e conduta, passando por cima até mesmo da Bíblia, não é de se admirar que começassem a surgir "novos versículos", extremamente populares nas igrejas mas que não são, nem nunca foram, escritos na Palavra de Deus. Tais versículos são frutos das mentes antropológicas e falta de conhecimento bíblico dos novos líderes-empresários e seus seguidores.

1. A palavra de Deus se renova a cada manhã.
Lamentações 3:22, 23 = As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Sabemos que a palavra de Deus se renova sempre, mas o versículo correto afirma que as MISERICÓRDIAS do Senhor (e não a palavra, como diz o ditado popular) se renovam a cada manhã.

2. Dê um passo para Deus, que Ele dará dois passos para você.
Tiago 4:8 = Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.
Essa é uma adaptação antropológica do versículo escrito por Tiago. Nós devemos sempre dar mais passos para Deus do que Ele para nós, afinal, somos nós quem precisamos Dele.

3. Deus tarda, mas não falha.
Lucas 18:7 = E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio (longânimo) para com eles?
Tardio significa ânimo longo neste versículo, mas o povo distorceu o sentido real, e dizem que Deus demora a agir, o que não é verdade, pois Deus sempre age no momento certo.

4. Disse Jesus: Eu venci o mundo, e vós vencereis também. João 16:33 = Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Que Jesus venceu, isso nós sabemos, mas o versículo termina aqui, mas os líderes, pra motivar o povo, acrescentou que nós venceremos também. Venceremos sim, com a nossa fé e a graça de Deus, mas a questão é que o versículo não diz nada sobre isso.

5. Não cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir.
Ezequiel 17:24 = Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o SENHOR, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o SENHOR, o disse e o farei.
Um versículo que ilustra a Soberania e a Provisão de Deus, deu lugar a uma frase distorcida, acho que existem coisas bem mais importantes para Deus do que permitir ou não a queda de uma folha.

6. Na presença de Deus, até a tristeza salta de alegria.
Jó 41:1a, 22 / 1a  = Poderás pescar com anzol o leviatã {ou crocodilo}...? - 22 = No seu pescoço {do crocodilo} pousa a força; perante ele {o crocodilo}, até a tristeza salta de prazer {na versão original está escrito: "e diante dele salta o desespero"}.
Está certo que perante Deus não existe tristeza, mas o versículo é uma figura de linguagem que se refere ao crocodilo, e não a Deus.

7. O cair é do homem, o levantar é de Deus.
Apocalipse 2:5 = Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Neste versículo, João revela que o cair e o levantar é do homem, e Deus espera que nos levantemos. Já em outras situações, tanto o cair, quanto o levantar, vem de Deus. Essa frase é uma invenção dos líderes contra as heresias do "cair no poder".

8. Quem não vem por amor, vem pela dor.
Para início de conversa, essa frase é um lema do espiritismo, mas muito propagado nas igrejas evangélicas. Algumas pessoas vêm pela dor, outras por amor, e outras nunca se chegarão a Deus, mesmo com muito sofrimento e dor.

Diego Rodrigo Souza
Creio No Amanhã

0 comentários :

Postar um comentário